Toda a luz que não podemos ver

Toda-a-luz-que-nao-podemos-verQuando li na orelha do livro que um dos personagens centrais era apaixonado por aparelhos de rádio, relutei um pouco em ler Toda luz que não podemos ver, do escritor norte americano Anthony Doerr. O que me interessavam receptores, transmissores e ondas eletromagnéticas? Absolutamente nada!

Mas as críticas eram muito boas e o livro recebera o prestigiado Prêmio Pulitzer, não custava nada dar-lhe uma chance.

A história se passa na França e na Alemanha nos anos que antecedem e durante a Segunda Guerra Mundial. Os capítulos são bem curtos e de forma intercalada, narram a vida de dois jovens: A francesa Marie-Laure,  cega aos seis anos de idade e Werner, dois anos mais velho que ela, alemão, órfão, um precursor dos jovens de hoje em dia apaixonados pela tecnologia.

Se a garota é obrigada a conviver com os horrores de ter seu país invadido pelo inimigo, ele sofre por fazer parte das tropas usurpadoras.

Anthony Doerr fez um bonito trabalho de pesquisa e tive a grata surpresa de constatar que as informações sobre o funcionamento de rádios não me entediaram nem um pouco.

O autor soube criar uma história envolvente, que me manteve interessada até ao último parágrafo, infelizmente não foi tão feliz quanto à construção de alguns dos personagens. Relembro especificamente da caracterização estereotipada do sargento nazista, um especialista em pedras preciosas. Por vezes tive a impressão de estar lendo algo mais indicado para um público conhecido como YA (Young Adult).

Mas o que me incomodou de verdade foi o livro ter recebido o prêmio Pulitzer na categoria ficção. Acostumei-me a associá-lo a obras de excelente qualidade como Pastoral Americana de Philip Roth ou Intérprete de Males de Jhumpa Lahire. Livros que se guardam na estante porque sabemos que serão relidos um dia. Definitivamente não é o caso de Toda luz que não podemos ver. Posso indicá-lo a amigos e até oferecê-lo de presente, mas com certeza não sobreviverá a uma eventual mudança de apartamento.

 

  • Toda a luz que não podemos ver 

Anthony Doerr

Editora Intrínseca

R$ 39,90

E-Book R$ 24,90

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: