Avó Dezanove e o Segredo do Soviético

Avo-dezanove-e-o-segredo-do-sovieticoRecentemente entrei para um clube de leitura. Por indicação do mediador, lemos Avó Dezanove e o segredo do soviético do escritor angolano Ondjaki.

O corretor de texto automaticamente corrigiu a grafia do número cardinal. Essa palavra é apenas uma das muitas diferenças que existem entre a escrita do português-brasileiro e aquela dos outros países de língua portuguesa, especificamente o de Angola.

A minha primeira impressão foi a mesma de uma colega do grupo, que definiu o texto como uma leitura sonora… como se as palavras fossem feitas de música.

O s livros deOndjaki contam histórias da sua infância – vivida na década de oitenta – quando os ecos de uma guerra civil batiam às portas de Luanda.

Personagens verídicos e fictícios se unem para contar causos de “um tempo em que os mais-velhos chamam de antigamente”.

Em Avó dezanove e o segredo do soviético a história é narrada por um menino que, com a ajuda de dois amigos, pretende salvar o pacato bairro onde mora da demolição. Isso está prestes a acontecer porque na praça central está sendo construído um mausoléu em homenagem ao primeiro presidente angolano, e toda a área ao redor precisará passar por um processo de reurbanização.

Confesso que a história propriamente dita não me empolgou, mas gostei bastante da linguagem sensível de Ondjaki. Como não se encantar com a cumplicidade existente entra a avó e o garoto quando ele diz: “Gosto muito das nossas conversas mesmo quando às vezes não dizemos nada”, ou então “Acho que lembranças são cócegas invisíveis que ficam dentro da gente”. Pura poesia!

O livro Avó dezanove e o segredo do soviético recebeu em 2010 o Prêmio Jabuti na categoria juvenil.

Para conhecer um pouco mais sobre a independência de Angola e compreender por que havia tantos soviéticos e cubanos naquela época, assisti a um vídeo em que Ondajki fala sobre escritores angolanos. No caso específico de Angola, a literatura e a política estão bem interligadas. Vale a pena conferir.

 

 

  • Avó Dezanove e o Segredo do Soviético

Ondjaki

Editora Companhia das Letras

R$ 41,00

E-Book R$ 26,50

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: