O Segredo do Oratório

O-segredo-do-oratorioAs resenhas não podiam ser mais elogiosas e O Segredo do Oratório foi recomendado por uma livreira cujo gosto literário costuma bater com o meu.

O tema também era interessante e cercado de mistérios: a história dos judeus perseguidos pela Inquisição que escolheram o nordeste brasileiro como sua nova pátria. Sob a dominação holandesa viveram tranquilos por quase duas décadas, mas quando estes, em 1654, foram expulsos pelos portugueses, a intolerância religiosa voltou a reinar. Alguns judeus preferiram se embrenhar pelo sertão nordestino, mas aqueles que haviam se convertido ao catolicismo e voltaram a praticar o judaísmo foram encarcerados e enviados de volta a Portugal para serem julgados e condenados sumariamente pelo Santo Ofício.

O romance, propriamente dito, começa no início deste século narrando os esforços de uma jovem paraibana para recuperar a memória de seus ancestrais cristãos-novos. Ela procura provar sua legitimidade como judia e, assim, não precisar passar pelo ritual ortodoxo da conversão.

No entanto, á medida que lia O Segredo do Oratório, me perguntava se estava gostando ou não da leitura.

Se por um lado aprendi bastante, ao ponto de achar que o livro deveria ser adotado como leitura interdisciplinar pelos colégios brasileiros, por outro senti falta de certa leveza literária. Por diversas vezes tive a impressão de estar participando de uma palestra, na qual a autora introduzia as histórias paralelas dos personagens apenas como forma da plateia poder repousar e absorver todas as informações recebidas.

Apesar do didatismo encontrado em O Segredo do Oratório a autora consegue prender atenção do leitor até o final, ao mesmo tempo que resgata a desconhecida herança judaica na formação do povo brasileiro.

 

 

  • O segredo do oratório

Luize Valente

Editora Record

R$ 45,00 (esgotado no momento)

E-Book R$ 27,00

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: