Os meus sentimentos

Os-meus-sentimentosEm caso de morte liberte-se imediatamente de seus sentimentos”. Era isso o que a personagem principal  do romance Os meus sentimentos de Dulce Maria Cardoso deveria fazer, mas não faz. Está bêbada, completamente bêbada, acabou de sofrer um grave acidente de carro e encontra-se com a cabeça virada para baixo, presa pelo cinto de segurança. Será nessa posição desconfortável que relembrará a própria vida.

Assim como ela, nós os leitores, também acompanharemos seu relato virados pelo avesso e escutaremos os fatos serem narrados, de trás para frente, como se eles se esvaíssem em veios finíssimos de sangue, sem rumo definido, simplesmente escoando devagarinho e sempre.

“A memória é feita de morte, porque só nos recordamos do que já passou. A memória é feita de fragmentos. E a memória também é imaginação, nós recriamos o nosso passado, nada do que nos lembramos aconteceu exatamente assim.” 

Várias lembranças entram e saem de mansinho: os caminhoneiros, sem nome e rosto – com os quais saciou um desejo sexual lascivo e voraz; o pai amalucado que matava, com as próprias mãos, os passarinhos que criava em cativeiro; a filha tão amada, mas com quem sempre trocou farpas verbais e cruéis; o casal de burocratas que apesar de trabalhar lado a lado nunca percebeu a presença do outro, até o dia em que, sem querer, suas peles se roçaram pela primeira vez; o irmão bastardo, e tantas outras mais.

Ecos de vidas polifônicos compõem um romance diferente, estranho, perturbador, que enredam o leitor em um transe crescente.

Consagrada como uma das grandes escritoras do contemporâneo cenário literário português Os meus sentimentos de Dulce Maria Cardoso foi publicado em 2005, recebeu em Portugal o prêmio PEN de ficção e o Prêmio da União Europeia para a Literatura.

No Brasil já foram publicados outros dois romances seus, Campo de Sangue pela Companhia das Letras e O Retorno pela editora Tinta da China sobre o qual já comentei aqui no blog: https://fagulhadeideias.wordpress.com/2012/07/04/livro-o-retorno-dulce-maria-cardoso/

Apaixonei-me pela autora e gostaria muito que seus escritos recebessem uma maior atenção. Neles não há obviedades, as histórias merecem ser lidas não só pelos temas abordados, mas principalmente pela forma precisa e original como são narrados. Para mim, a leitura de seus romances é sempre uma grata revelação.

  • Os meus sentimentos

Dulce Maria Cardoso

Editora Tinta da China 

R$ 46,00

5 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Priscilla Barbará
    nov 19, 2013 @ 09:47:21

    Vou botar na minha lista!!

    Responder

  2. Joao Em Decomposição
    nov 19, 2013 @ 12:16:13

    Vi só esse comentário da Paula Simões, e já fiquei curioso pelo livro. Deve ser daqueles que apedrejam cérebros e despertam iludidos…. JOAO EM DECOMOSIÇÃO

    Responder

  3. Luisa
    nov 20, 2013 @ 02:08:55

    Sempre sugestoes otimas.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: