É giro ou é bacana?

Turma-da-Mônica-Uma-Viagem-a-PortugalPortugal e Brasil são países irmãos unidos pela mesma língua, certo? Diga isso a uma garota recém-chegada ao Brasil, matricule-a num novo colégio, bem no meio do ano letivo, e depois pergunte o que ela acha das similaridades entre o português falado e escrito lá e o daqui. Ela vai dizer que tem pesadelos tentando ser compreendida e que terá que reaprender a escrever porque a acentuação das palavras e a construção das frases são diferentes.

Pois essa garota fui eu, há muitos anos atrás, quando a minha família veio morar no Brasil. Falava muito rápido, “comia” as vogais e dizia coisas que minhas colegas de sala e professores não entendiam. Um verdadeiro martírio!

Por isso dei muita risada quando encontrei “Turma da Mônica – uma viagem a Portugal”. Como teria sido útil naquela época! Cada capítulo do livro começa com um texto escrito em “português de Portugal” e nas páginas seguintes os personagens de Maurício de Sousa fazem a “tradução”.

Hoje sou “nem carne, nem peixe”, transito entre os dois falares com desenvoltura. Apesar de já ter perdido quase todo o sotaque (afirmação polêmica, os brasileiros que me desculpem, mas português não tem sotaque os outros é que o têm) e tentar falar como uma local quando visito a minha terra natal, as pessoas de cada país percebem que sou de um outro lugar. No Brasil é o leve sotaque que não me abandona e em Portugal é o modo de falar que me trai, a famosa construção de frases e o emprego de palavras poucos usuais por aqueles lados.

O curioso é que mesmo depois de tantos anos ainda tenho dificuldade em pronunciar a palavra “moça” quando preferiria dizer “rapariga” (de significado pejorativo em algumas regiões do Brasil) e mantenho o costume de falar com as minhas irmãs dizendo “a menina vai… a menina quer….”, mesmo que não sejamos mais meninas há muito tempo, e inclusive uma de nós vai ser avó ano que vem.

Por último, se a Mônica fizesse o caminho inverso ao meu e fosse morar em Portugal, lá todos a chamariam de Mónica.

  • Turma da Mônica – Uma viagem a Portugal

José Santos e Mauricio de Sousa

Editora Leya

R$ 39,90

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Adelia Xavier
    out 22, 2013 @ 16:58:30

    Adorei saber sua história. Será o livro tão bom? Bjo

    Responder

Deixe um comentário

