A Casa e o Mundo lá fora

casa-e-o-mundo

A primeira vez que tomei conhecimento de “A Casa e o Mundo Lá Fora” foi através de uma nota pequenina que saiu em um jornal paulista. Chamou a minha atenção o fato do livro reproduzir as cartas escritas pelo educador Paulo Freire, durante o tempo em que viveu como exilado político, para sua prima em segundo grau de apenas nove anos, Nathercia Lacerda.

É incrível como um homem ocupado, que se encontrava numa situação tão sofrida, encontrava tempo para responder às cartas escritas por uma criança. Um pequeno-grande gesto que apenas confirma o quanto o educador sempre procurou escutar e dar voz àqueles que, pelas mais variadas razões, não recebiam o devido reconhecimento ou atenção.

As cartas falavam das belezas do novo país para onde se mudou com a família e, como educador, ele aconselhava a menina a nunca deixar morrer a curiosidade que existia dentro dela, mesmo quando crescesse e se tornasse adulta; e que se preocupasse com os outros porque “(…) hoje não são todas (as crianças) que podem rir. Rir não é só abrir ou entreabrir os lábios e mostrar os dentes. É expressar uma alegria de viver, uma vontade de fazer coisas, de transformar o mundo, de amar o mundo e os homens, somente como se pode amar a Deus”.

casa-e-o-mundo-3

A correspondência ficou guardada por muitos anos até que numa conversa despreocupada com as amigas Cristina Porto e Denise Gusmão (sobre os pertences que cada uma guardava de recordação), Nathercia comentou sobre as cartas que escrevera e das respostas que recebeu do parente querido de quem sentia saudades. Imediatamente as duas reconheceram que estavam diante de um tesouro que precisava ser revelado.

A editora Zit acolheu com entusiasmo a descoberta e, ignorando tempos de crise e contenção de despesas, publicou um livro muito lindo. Há muito tempo eu não via um projeto gráfico tão caprichado. As ilustrações, o design da capa e do miolo são criação da premiada ilustradora Bruna Assis Brasil.

casa-e-o-mundo-2

Não é de se estranhar que o livro tenha sido escolhido para compor o catálogo que a FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) apresentará na Feira do Livro em Bolonha (3 a 6/04). Torço para que volte de lá premiado.

 

  • A Casa e o Mundo Lá Fora:  Cartas de Paulo Freire para Nathercinha

Nathercia Lacerda

Bruna Assis Brasil (ilustrações)

R$ 47,90

5 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Anna Lua
    fev 07, 2017 @ 14:51:30

    Não conhecia esse livro. Muito bonita a relação dele e da prima! Perceber a sutileza da fala de uma criança é realmente mágico.

    Responder

  2. fagulhadeideias
    fev 07, 2017 @ 20:20:42

    Com certeza Anna Lua. Saber ouvir o outro é uma atividade que precisa ser mais praticada. Beijo

    Responder

  3. Vashima
    ago 22, 2017 @ 05:17:11

    Paula Piano Simõesplease connect with me at email@eduretreat.org This regarding our meeting with Nathercia Lacerda. We love you to be there as you have written about her book. This is at 9 am on 1 September 2017 in Rio. Important that you email me soon.I am based in Singapore but travelling to Rio with a group of educators in a program called eduretreat.org hope you connect!

    Responder

    • fagulhadeideias
      ago 22, 2017 @ 15:29:06

      Unfortunately I will not be able to attend the meeting in Rio de Janeiro because I live in Salvador.

      Responder

      • Vashima
        ago 22, 2017 @ 15:41:16

        We will be in Salvador on 8-18 September. Hope to see you there!
        if you would like to join us for a dialogue with Lídia Hortelão do email me and i can connect you to my friend Maria Thereza in Salvador who is organising the meeting for our group. You are most welcome!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: