Sem tempero não dá

 

sem-tempero-nao-da-iiMinha mania por livros de culinária começou na adolescência quando precisei fazer dieta. Ó fase difícil quando a criança que ainda existe dentro da gente quer comer mais uma porção de mousse de chocolate e entra em conflito com a jovem insegura que deseja receber olhares de admiração do sexo oposto.

Na época, os raros livros de culinária eram só de texto, mas as revistas ofereciam imagens dos pratos prontos. Eu acreditava piamente que para emagrecer precisava passar fome e me mortificava colecionando recortes de revistas e jornais. Minha boca estava sempre aguando e o mau humor era constante.

Depois de muitas dietas e besteiras que não merecem ser lembradas, finalmente compreendi que comer em excesso além de aprofundar os meus medos não me permitia aproveitar a vida. Demorei a perceber que tudo era possível, deste que consumido com equilíbrio e moderação.

Diferentemente de muitas pessoas, tenho prazer em apreciar novos sabores. Não tenho receio de provar aquele prato que consta no cardápio e nem desconfio o que seja. Normalmente acerto na escolha, mas já aconteceu do garçom olhar para a minha cara de decepção e me oferecer outra coisa.

De uns anos pra cá venho me aproximando de alimentos e receitas mais saudáveis. Já faz um bom tempo que diminuí o consumo de carne vermelha, substituí o arroz branco pelo integral, acrescentei outros alimentos ao meu cardápio diário, como a aveia, e recentemente incluí o óleo de coco.

Tenho alguns livros de culinária “natureba”, mas fiquei curiosa com o recém lançado livro da chef de cozinha Anna Elisa de Castro: Sem tempero não dá.

Logo nas primeiras páginas fiquei encantada com o jeito de ser da autora. Se há uma qualidade que eu admiro numa pessoa é a gratidão e Anna Elisa dedica um capítulo inteiro para homenagear os amigos e parceiros que a auxiliaram a produzir o livro. A segunda qualidade que aprecio é a Generosidade, e ela é pródiga nisso.

Com uma didática perfeita, Anna Elisa cativa o leitor e o incentiva a experimentar a culinária vegetariana. Está lá a lista de ingredientes que não podem faltar numa despensa, assim como os utensílios necessários para tudo funcionar a contento. As receitas não são complicadas e compõem cardápios diferentes para serem consumidos em duas semanas.

Costuma-se dizer que primeiro comemos com os olhos e depois com a boca. As fotos dos pratos são tão apetitosas, transmitem tanto frescor, que dá vontade de torná-las realidade.

O livro Sem tempero não dá é cria do programa de TV com o mesmo nome, que pode ser assistido na internet. Vale a pena conhecer a simpática chef/apresentadora e sua ajudante pra lá de desembaraçada. Bom apetite!

 

  • Sem tempero não dá
    Anna Elisa de Castro
    Boccato & Companhia Editora Nacional
    R$ 42,90

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. luisapiano
    set 21, 2016 @ 15:13:39

    Sem a Fagulha de Ideias não dá!

    Responder

  2. fagulhadeideias
    set 21, 2016 @ 22:25:12

    Obrigada pelo carinho. Beijo

    Responder

  3. Rosana
    set 22, 2016 @ 22:14:32

    Paulinha , como sempre seus comentários são deliciosos !!!! Vou experimentar este livro culinário q sempre foi um elo da nossa amizade kkkk bjs e parabens pelo blog mais uma vez , Rosana

    Responder

  4. fagulhadeideias
    set 22, 2016 @ 22:26:00

    Rô,
    O forte do livro é o arroz integral e não as massas artesanais, mas tenho certeza que vai gostar. Beijo

    Responder

Deixe um comentário

