O Guerreiro da Cultura Nordestina

j-borges

Se tem uma coisa na vida que eu gosto muito é de uma novidade: aprender algo, conhecer um lugar, experimentar um novo paladar. Todas essas experiências fazem meus olhos brilharem de satisfação. Pois foi o que aconteceu no fim de semana passado quando participei como convidada da Convenção Nacional dos Lojistas, realizada em um resort no litoral norte de Salvador.

O evento teve início na noite de quinta-feira com a artista baiana Ana Mametto, que não conhecia, cantando canções de Dorival Caymmi. Que voz maravilhosa, que molejo, que presença de palco. Fiquei simplesmente encantada.

No dia seguinte começaram as atividades “mais sérias’”: Algumas mesas redondas debatendo a situação do varejo, e outras com temas afins, às quais não tinha obrigação nem interesse em assistir. Mas como ignorar a oportunidade de ouvir, ao vivo e a cores, o filósofo Clóvis de Barros Filho falar sobre Inovação: Conceito, Atitude e Identidade?

Como era de se esperar ele falou bastante sobre a o comportamento ético, tanto na vida profissional quanto na particular. Com seu jeito nerd e ao mesmo tempo inflamado arrancou facilmente boas risadas e aplausos da platéia.

Quase no final da manhã foi a vez de um outro palestrante falar sobre Educação. O evento estava me agradando muito e por isso fiquei curiosa quanto ao orador do dia seguinte, Bráulio Bessa, sobre quem não tinha nenhuma informação.

Fiz uma pesquisa rápida na internet e fiquei sabendo que se tratava do neto de Dedé Sapateiro, escritor, poeta cordelista, empreendedor social, palestrante e consultor do programa Encontro com Fátima Bernardes da Rede Globo.

Sei… Apesar de todos os atributos ainda não estava muito convencida. Será que valeria a pena perder uma manhã à beira da piscina do resort? A mudança do tempo decidiu por mim. Começou a chover e ventar e não tive outra alternativa a não ser me dirigir para o auditório.

Bráulio Bessa tem apenas 31 anos de idade, um sotaque carregado e nasceu numa cidadezinha de apenas 18 mil habitantes no interior do Ceará. Sua apresentação sobre “O jeito arretado de empreender” foi uma surpresa bonita e arrebatadora.

Tudo começou quando, ainda adolescente, a professora lhe apresentou à poesia de Patativa de Assaré. Encantou-se com o que escutou. Um gênero literário cadenciado que falava de amor, traição e problemas sociais. Naquele momento despontava um cordelista. Infelizmente, como não era possível viver só de poesia fez também faculdade de Análise de Sistemas.

Bráulio sempre teve muito orgulho de suas origens, quer as familiares quanto as regionais. Logo percebeu que poderia usar seus conhecimentos de informática para divulgar a Cultura do Nordeste.

Seu projeto Nação Nordestina surgiu em 2011, numa época em que os conflitos políticos nacionais acirraram o preconceito contra os nordestinos.  A página criada no Facebook foi um tremendo sucesso. De todos os cantos do mundo vieram mensagens de solidariedade e apoio.

Mas Bráulio queria mais. Logo estava gravando vídeos onde declamava não só os próprios versos como os de outros poetas com o intuito de resgatar e divulgar a literatura de cordel.

Mais uma vez o seu trabalho espalhou-se como rastilho de pólvora pelas redes sociais e ele começou a ser convidado para dar palestras pelo Brasil a fora.

Mas estou aqui falando, falando quando posso convidá-los a ver a apresentação de Bráulio Bessa no evento TEDx – Fortaleza que aconteceu em maio. No meio de tanta indigência artística é bom conhecer alguém cujo talento faz os nossos olhos brilhar.

 

SOBRE A VIDA

Só eu sei cada passo por mim dado

nessa estrada esburacada que é a vida,

passei coisas que até mesmo Deus duvida,

fiquei triste, capiongo, aperreado, 

porém nunca me senti desmotivado,

me agarrava sempre numa mão amiga,

e de forças minha alma era munida

pois do céu a voz de Deus dizia assim:

-Suba o queixo, meta os pés, confie em mim,

vá pra luta que eu cuido das feridas. 

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. luisapiano
    set 13, 2016 @ 16:10:08

    AMEI!! O poema final me deu um injecao de animo e poesia.

    Responder

Deixe um comentário

