Aquilo que me faltava ela possuía de sobra, e vice-versa, num jogo contínuo de trocas e reviravoltas que, ora com alegria, ora com sofrimento, nos tornavam indispensáveis uma à outra.”
A Amiga Genial é o primeiro título da tetralogia escrita pela aclamada escritora italiana Elena Ferrante.
Há uma grande curiosidade em torno da escritora, que se recusa a participar de entrevistas e ser fotografada. É bom que seja assim porque este seu romance, de forte cunho autobiográfico, com certeza lhe traria sérios problemas com alguns dos personagens aqui retratados.
No primeiro livro, a autora relembra a sua infância e adolescência em um subúrbio pobre de Nápoles, onde “as mulheres brigavam entre si mais do que os homens, se pegavam pelos cabelos, se machucavam”. É nesse ambiente violento, desprovido de atrativos, que floresce entre a autora e uma colega de sala uma forte amizade.
As duas não poderiam ser mais diferentes, tanto de físico quanto de temperamento. Se Elena (autora/personagem) é loura e retraída, Lila é morena e arrojada. Mesmo assim, a timidez de Elena não a impede de buscar a companhia da despachada Lila e, aos poucos, os laços vão se estreitando.
A amizade de Elena e Lila é marcada pela competição, pelo desejo de ser – pelo menos aos olhos da outra – alguém de valor e respeito. Se Elena aprecia o jeito destemido da amiga e busca em Lila inspiração para vencer medos e inseguranças, por sua vez, Lila se alimenta desse apreço para sonhar cada vez mais alto e imaginar alternativas que as ajudem a fugir da mediocridade e truculência do cotidiano.
Ambas são boas alunas, apesar de Lila ter mais facilidade para aprender. No entanto, o seu temperamento rebelde e desafiador, que tantas vezes a colocou e tirou de enrascadas, fará com que a professora do ensino fundamental não a apóie e defenda apenas Elena, quando os respectivos pais estupidamente decidem que está na hora das meninas abandonarem a escola.
Lila ainda tentará por conta própria acompanhar os estudos da amiga, porém decide se reinventar para não cair numa vida sem esperanças idêntica à de todas as outras mulheres do bairro.
Com muita habilidade e segurança, a autora prende o leitor até a última página do livro, criando um suspense final que o deixa com vontade de começar imediatamente a leitura do próximo da série.
A editora não publicou todos os quatro títulos de uma só vez. Recentemente chegou às livrarias o segundo livro, “História do Novo Sobrenome”. Felizmente, já tenho o meu. O problema vai ser esperar pelo terceiro.
- A Amiga Genial
- História do Novo Sobrenome
Elena Ferrante
Biblioteca Azul
R$ 44,90 /cada
E-Book R$ 31,40