Duas boas leituras

Escrevendo-com-a-almaNão costumo ler dois livros ao mesmo tempo, mas como os assuntos pareciam ser bem diferentes, supus que a leitura de um não interferiria na compreensão do outro. Tive, portanto, a grata surpresa quando percebi que ambos terminavam por falar do mesmo tema: A paixão pela escrita.

O objetivo de Escrevendo com a Alma – liberte o escritor que há com você de Natalie Goldberg é claro. Apesar de desejar muito escrever, não é fácil encarar a tela ou a folha de papel em branco. Como se tivesse lido meus pensamentos, a jornalista Gloria Steinem disse por mim: “eu não gosto de escrever, eu gosto de ter escrito.”

Por isso procuro me cercar de livros que estimulem o escrever, tomando cuidado para não imitar o sujeito que, ao querer emagrecer, matriculou-se numa academia de ginástica mas nunca a frequentou.

Recentemente ouvi uma entrevista com Zuenir Ventura onde ele também dizia que não gostava de escrever, mas como não sabia fazer outra coisa na vida, não tinha alternativa senão fazê-lo. Comentou que para todo o lugar aonde ia carregava um caderno escolar bem baratinho, daqueles com capa mole fácil de dobrar, e o guardava numa sacola ou no bolso do casaco. Como preciso treinar o escritor que existe em mim, no dia seguinte comprei o meu “caderno-tênis”. Motivação não me falta, agora é correr atrás da força de vontade. discurso_do_tempo_alta_jpg

O segundo livro foi O discurso do tempo do escritor baiano Marcos A.P. Ribeiro. Trata-se de um romance de formação no qual o autor, ao narrar sua infância numa cidade do interior baiano e depois na capital, procura entender por que demorou tanto a abraçar sua verdadeira paixão e a reconhecer seu verdadeiro lugar no mundo. Não foi fácil romper com as amarras de um futuro seguro e pré-estabelecido, principalmente quando se possui um temperamento introvertido.

Admito que iniciei a leitura sem saber o que esperar de uma narrativa passada numa região pouco atraente e com personagens oriundos de uma  família classe média sem grandes conflitos.  Entretanto, a história me agarrou logo na primeira frase: “Muitos anos depois, soube por que ele mantinha os olhos baixos e a expressão dissimulada na comemoração de meus quatro anos.

À medida que embrenhava na leitura, reparei que o autor tinha genuíno prazer em construir frases que fluissem com elegância. Com observações muito pessoais sobre seus sentimentos e o meio social onde circula, o autor oferece um texto íntimo merecedor de ser conhecido.

 

  • Escrevendo com a Alma

Natalie Goldberg

Editora Martins Fontes

R$ 34,90

 

  • O discurso do tempo

Marcos A. P. Ribeiro

Editora 7 Letras

R$ 29,00

Deixe um comentário

