A última viagem do Lusitânia

a-ultima-viagem-do-lusitaniaGosto de conversar com os vendedores das livrarias sobre as novidades e trocar informações a respeito das leituras que fizemos e nos agradaram. Esse intercâmbio costuma ser muito rico e proveitoso, pelo menos para mim.

Recentemente, recomendei um que ainda não tinha lido, mas que pedira como presente de aniversário: A última viagem do Lusitania.

Fiz isso porque lembrei que tinha gostado muito do outro livro de Erik Larson, No Jardim das Feras, já publicado no Brasil.

Quando retornei na semana seguinte, perguntei se tinham vendido bem o ”Lusitania”. Um dos funcionários comentou que muitos clientes procuravam romances históricos, mas relutavam em comprá-lo quando eram informados tratar-se de um livro de não ficção. Como se a realidade não pudesse ser contada de uma forma interessante!

Decidi então colocá-lo à frente de outras leituras para poder opinar com mais segurança. E aconteceu o que esperava, A última viagem do Lusitania é um ótimo livro!

É impressionante como uma história repleta de informações não cansa o leitor. E elas são de todo o tipo: fofocas sobre o adultério do primeiro-ministro francês; as particularidades sobre a decoração e o funcionamento do navio; as carreiras brilhantes tanto do capitão inglês quanto do capitão alemão do submarino; a descrição minuciosa dos passageiros, quer fossem pessoas abonadas ou não; as refeições pantagruélicas e as atividades recreativas desfrutadas durante a travessia; e, é claro, as funções bélicas dos frágeis e destrutivos submarinos.

A narrativa transcorre no início de 1915 quando a guerra já se espalhara pelos campos da Europa e do antigo Império Otomano, e chega ao Oceano Atlântico, mais precisamente no sul da costa irlandesa. Ali, os códigos de ética marítima foram rasgados, e, um transatlântico inglês levando a bordo quase 2.000 pessoas foi a pique em menos de 20 minutos, depois de ser torpeado por um submarino alemão.

O autor de A última viagem do Lusitania é um excelente contador de histórias. Seu livro com certeza agradará aqueles que buscam a exatidão dos fatos históricos e também os apreciadores de um bom romance.

 

 

  • A última viagem do Lusitania

Erik Larson

Editora Intrínseca

R$ 49,90

E-Book R$ 34,90

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Renato
    jan 19, 2016 @ 10:47:34

    Esse livro parece interessantíssimo! Boa indicação!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: