O que Nina e Ilda me contaram

Livros GastronomiaGostaria que tivessem escutado a conversa que travei comigo mesma na livraria.

– Não Paula, outro livro de culinária, não. Na verdade, você não quer um só, mas dois! Esqueceu-se das duas prateleiras lotadas com esse tipo de livro, que estão no escritório? E você nem sabe cozinhar!

– Mas eles não são exatamente livros de culinária, são de gastronomia… – respondeu o outro eu – São de literatura! Um, conta a trajetória profissional da portuguesa Ilda Vinagre, chef do restaurante paulistano A Bela Sintra, e como sou portuguesa, tenho que prestigiar! O outro são as crônicas gastronômicas de Nina Horta, e ela escreve tão bem…

Fiquei nesse impasse pensando nos prós e nos contras de mais uma compra feita por impulso e sentei-me numa poltrona para apreciá-los melhor.

A minha intenção era escolher apenas um, nada mais. Meu aniversário será no mês que vem e sei que vou receber vários livros de presente. Inclusive já preparei uma lista caso alguém me pergunte o que quero ganhar.

Comecei por Saudade tem gosto. Mas, como não ser arrebatada por uma citação de José Saramago que não conhecia, o destino desconhece a linha reta ou pela receita de bacalhau Fernando Pessoa?

E o que dizer da crônica em O Frango ensopado da minha mãe que conta a história de uma senhora alto astral já entrada nos anos, que é levada às pressas para o hospital porque ingeriu uma dose excessiva de calmantes? O motivo? Não aguentava mais escutar a cozinheira perguntar todos os dias: O que eu faço pra janta? Céus! Como a compreendo!

Preciso contar como terminou esse meu dilema? Quem me conhece tem certeza que, assim que terminar de lê-los, irão se espremer na estante junto com os demais livros de culinária ou gastronomia (não importa o nome), ou então iniciar uma terceira prateleira.

Arrependimento? Nenhum!

 

  • Saudade tem gosto

Ilda Vinagre

Editora Melhoramentos

R$ 45,00

 

  • O Frango Ensopado da Minha Mãe

Nina Horta

Editora Companhia das Letras

R$ 44,90

E-Book R$ R$ 30,90

 

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Celina
    nov 25, 2015 @ 06:32:37

    Quem assina a Fagulha semanal, não se aperta na época de Natal,
    e tem os presentes mais originais e deliciosos!
    Que delícias de indicações gastronômicas e literárias, estou curiosa para conferir.
    O destino desconhece a linha reta, e eu também não sei cozinhar..

    Responder

  2. fagulhadeideias
    nov 26, 2015 @ 15:34:11

    O livro de Nina Horta é finalista ao prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) na categoria contos/crônicas.

    Responder

Deixe um comentário

