Hamlet ou Amleto?

Hamlet ou AmletoA obra de Shakespeare sempre me intimidou. O mais próximo que estive de uma de suas peças foi quando representei no teatro do colégio o papel de Lisandro, personagem da comédia “Sonho de uma Noite de Verão”.

De lá pra cá, só assisti a alguns filmes baseados nas suas peças, como Romeu e Julieta (1968) do diretor Franco Zefirelli; Amor Sublime Amor, vencedor do Oscar de 1962, também inspirado nos amantes de Verona; O mercador de Veneza (2004) com Jeremy Irons e Al Pacino e Rei Leão (1994) desenho animado dos estúdios Walt Disney  que faz referências à história de Hamlet.

No entanto, a vontade de conhecer o universo do maior dramaturgo de todos os tempos permanecia inalterável. Finalmente, recebi do escritor Rodrigo Lacerda o pequeno empurrão que tanto desejava.

Desde a adolescência, o autor é apaixonado pela obra do bardo inglês. Não por acaso, dois de seus romances que abordam esse universo receberam o prêmio Jabuti: O mistério do leão rampante e O fazedor de velhos.

Recentemente publicou Hamlet ou Amleto? Shakespeare para jovens curiosos e adultos preguiçosos.

O livro é perfeito para quem – assim como eu – precisa de  ajuda para atravessar os obstáculos de uma leitura densa e hiperbólica.

Utilizando-se de uma prosa descontraída, o autor esmiúça as nuances psicológicas do personagem principal, explica os conflitos que surgem quando valores morais são alterados, destrincha o significado de provérbios da época, das mensagens transmitidas por Ofélia através de diferentes tipos de flores, e de frases enigmáticas como: O corpo está com o rei, mas o rei não está com o corpo. O rei é uma coisa… (não se preocupe, você vai entender quando ler)

O autor também desconstrói a famosa cena em que o príncipe da Dinamarca segura uma caveira e diz: Ser ou não ser, eis a questão… Sim, a frase foi dita. E sim, Hamlet pegou numa caveira, mas nunca fez as duas coisas ao mesmo tempo. Hamlet

Quando terminei de ler Hamlet ou Amleto? estava confiante. Agora não tenho mais motivo para não encarar a versão de Hamlet (traduzida por Millôr Fernandes) que há anos aguarda pacientemente na estante por minha atenção.

 

  •  Hamlet ou Amleto? Shakespeare para jovens curiosos e adultos preguiçosos

Rodrigo Lacerda

Editora Zahar (2015)

R$ 39,90

E-Book R$ 24,90

 

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Debb Cabral
    jul 07, 2015 @ 23:37:21

    Esse livro me chamou a atenção pela capa linda e pelo título que é muito curioso. Adorei sua resenha, agora tenho certeza que quero ler esse livro!

    Beijão!
    Debb
    http://www.gatoqueflutua.wordpress.com

    Responder

  2. Debb Cabral
    jul 09, 2015 @ 20:06:35

    Hahaha sim, sim!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: