A Casa Redonda

A casa redondaQuando terminei a leitura de A Casa Redonda me perguntei se daria este livro de presente ou o recomendaria a algum cliente, caso ainda trabalhasse numa livraria. Fiquei indecisa.

Quero dizer então que não gostei do livro? Também não é isso. Mas foi uma leitura intercalada por  momentos de entusiamo com outros de descontentamento.

A história gira em torno de um crime brutal ocorrido numa reserva indígena norte americana, no final dos anos 80.

O narrador é um garoto de 13 anos, filho da vítima. O pai é o juiz da tribo, e apesar de não contar com a cooperação da mulher, quando finalmente descobre quem é o culpado, fica de mãos amarradas por questões legais. A mãe não tem como afirmar com segurança onde o crime foi cometido, e esse detalhe burocrático permite que o agressor continue circulando impunemente.

A Casa Redonda não é para açodados. Há que apreciar a descrição das tradições indígenas; a preocupação amorosa do pai em relação ao filho, para que este não se contamine com a crueza do mundo adulto; e o altruísmo da amizade incondicional que só é possível quando se é jovem.

Gostei da maioria dos personagens, mas muitas histórias paralelas se estenderam desnecessáriamente, acabando por se diluir na narrativa e perdendo a força inicial.

Será que fui rigorosa demais ou, quem sabe, li A Casa Redonda no momento errado?

De vez em quando esse tipo de percalço acontece, nem sempre acerto na escolha do que estou com vontade de ler no momento.

Meu veredicto final? Gostei, mas não empolgou.

A Casa Redonda, de Louise Erdrich, foi o grande vencedor do prestigiado prêmio literário norte americano National Book Award de 2012.

 

  • A Casa Redonda

Louise Erdrich

(2014)

R$ 36,90

E-Book R$ 23,66

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: