Queria ver você feliz

QueriaVerVoceFeliz (243x349)Quanta coragem! Foi esse o primeiro pensamento que tive em relação a Queria ver você feliz de Adriana Falcão.

São raríssimas as pessoas que expoem sem pudor os dramas familiares. Não foi esse, no entanto, o caminho escolhido pela autora.

O segundo pensamento foi achar inadequada a utilização das muitas cartas – que o pai e a mãe trocaram entre si – como estrutura do livro. Considerei a transcrição das mesmas uma escolha preguiçosa.

Termo forte não? Mas Adriana Falcão tem um jeito de escrever tão belo e sensível, por que não contar com suas próprias palavras a sofrida história de amor dos pais?

A correspondência era banal, sem qualquer pretensão literária, retratava apenas, e com veemência, os sentimentos que cada um nutria pelo outro. E como todas as cartas de amor, por vezes, seguiam a definição do poeta, eram exageradas e “rídiculas”.

Também não me agradou a escolha do narrador da história: O Amor. Imediatamente visualizei um cupido brincalhão e rosado atirando flechadas a torto e a direito.

Definitivamente começara Queria ver você feliz com o pé esquerdo.

Mas e há sempre pelo menos um “mas”, à medida que avançava na leitura percebia que ela perderia muito da sua força dramática se a autora tentasse usurpar as vozes dos pais, recriando-as ou tentando explicá-las.

Até com a escolha do narrador acabei por concordar. Afinal, quem melhor do que o Amor para contar uma história  da qual participou ativamente?

O Amor não escolhe um lado, não censura, nem faz julgamentos (como uma filha poderia fazer), apenas aprova e aplaude. Ele faz apenas uma exigência, que a entrega dos parceiros seja mútua e incondicional.

Queria ver você feliz é o relato corajoso de uma bonita e triste história de amor. Mas, afinal, quando genuínas não são elas quase sempre assim?

 

  • Queria ver você feliz

Adriana Falcão

Editora Intrínseca

R$ 34,90

E-Book R$ 14,90

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. jaraus
    abr 07, 2015 @ 09:10:11

    Joao Emdecomposicao: Vi uma entrevista desta autora e este causo dos pais dela é realmente corajoso e chocante… Paula Piano Simões

    Responder

    • fagulhadeideias
      abr 07, 2015 @ 10:37:06

      Acredito que a vida de cada um de nós daria uma excelente história, a questão é ter competência para fazê-lo.
      Obrigada por seu comentário.

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: