Impressionante a maestria de Kate Atkinson em amarrar todos os “SE” possíveis nas múltiplas vidas de Ursula, personagem principal de O Fio da Vida. Vidas que se sobrepõem como se fossem camadas de massa fina e quebradiça de um mil folhas.
Em uma noite de forte nevasca, Ursula nasce enrolada no próprio cordão umbilical e morre prematuramente.
Numa outra vida Ursula chega ao mundo estrangulada pelo cordão umbilical, mas desta vez, graças à chegada providencial do médico da família consegue sobreviver.
Ursula, agora uma garotinha de 4 anos, brinca na praia com sua irmã mais velha. As duas entram no mar e não percebem a chegada de uma grande onda que as engole. Ursula morre afogada.
Mas em outra vida as meninas são observadas à distancia por um pintor diletante, que pretende incluí-las na paisagem marítima que está retratando. Ele percebe o perigo eminente e salva Ursula e a irmã de uma tragédia.
Quantas possibilidades pode ter uma única vida? Muitas vezes me pergunto o que poderia acontecer se em vez de tomar uma decisão, tivesse tomado outra. Quantas possibilidades poderiam existir se cada pessoa, com quem nos relacionamos, também fizesse escolhas diferentes? Chega a dar um nó na cabeça só de tentar imaginar a infinidade de vidas factíveis.
Pois a autora consegue realizar essa proeza ao dominar todos os “E SE…” de Ursula – que se cruzam, se adiantam e retrocedem – sem serem confusos ou deixarem pontas soltas. No meio desse emaranhado de vidas, existem personagens bem trabalhados e vivências históricas descritas com riquezas de detalhes.
Em 2013 O Fio da Vida foi premiado com o Costa Book Award. Este prêmio britânico contempla obras com alto mérito literário, mas de leitura agradável e que transmitam o prazer da leitura para o maior público possível. O Fio da Vida é um romance inteligente que atende perfeitamente todos esses requisitos.
- O Fio da Vida
Kate Atkinson
Globo Livros
R$ 44,90 (os preços podem variar)
E-Book
R$ 31,40