Vale do Encantamento

vale-do-encantamento

Por quase três semanas acompanhei Amy Tan pelo Vale do Encantamento.

Conheci a Xangai do início do séc XX e me instalei no Caminho Oculto de Jade – uma casa de cortesãs de alto nível – onde os segredos da arte de seduzir me foram revelados.

Violet, a personagem principal do livro, é fruto do amor inter-racial entre Lucia, jovem americana, e o único herdeiro de uma tradicional e milenar família chinesa.

Logo no início não simpatizei com aquela menininha voluntariosa e insegura. No entanto, me condoí com seu sofrimento quando foi abandonada à própria sorte pela mãe.

Não era suposto Violet se tornar uma cortesã, assim como não era esperado que revivesse a experiência da infância e fosse forçada a entregar a única filha a estranhos.

Durante oito anos a autora viajou pela China procurando conhecer as paisagens descritas no livro; entrevistou diversas pessoas e fez uma pesquisa exaustiva com o intuito de retratar com fidelidade o período histórico da narrativa. Com certeza todo esse trabalho é um ponto forte do livro, mas ao procurar não deixar de fora nenhuma das informações colhidas, por vezes a narrativa torna-se um tanto ou quanto cansativa.

Violet não foi a única personagem com que antipatizei. O comportamento egoísta e irresponsável de sua  mãe quando adolescente também me irritou bastante.

Entretanto com o decorrer da leitura acabei por modificar a minha opinião. Tanto uma quanto a outra crescem bastante como personagens quando são confrontadas com as ciladas da vida e demonstram possuir qualidades de inegável valor, como astúcia, coragem, lealdade e paixão.

Vale do Encantamento é menos empolgante que O clube da felicidade e da sorte ou que A filha do restaurador dos ossos. Mas, mesmo quando não é brilhante, Amy Tan sabe contar uma boa história que vale a pena conhecer.

 

  • Vale do Encantamento

Amy Tan

Editora Planeta

R$ 53,90

E-Book R$ 39,80

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: