Olho ao redor e só vejo histórias

Breve-historia-de-um-pequenoAqueles que acompanham o blog já devem ter percebido o quanto sou apaixonada por literatura infanto-juvenil. Podem então  imaginar como fiquei feliz  ao saber que o vencedor do  prêmio  Jabuti de 2014 fora Breve história de um pequeno amor de Marina Colasanti, que já ganhara o 1º lugar na categoria infantil.

Compartilho com a autora a opinião de que se um livro não encanta um adulto não tem como agradar uma criança. Há que se tratar o pequeno leitor com respeito, estimular sua sensibilidade, fazê-lo sonhar e refletir. Quando  isso não ocorre ele se desinteressará pela leitura. Afinal, qual é a graça em largar uma atividade estimulante e se aquietar para ouvir ou ler alguma coisa, se esta não lhe desperta a curiosidade?

Nos créditos finais do livro Marina diz que “olho ao redor e só vejo histórias” e mais uma vez concordo com ela. Mas é preciso treinar o olhar para as perceber e depois saber contá-las. Não é tarefa fácil, e é aí que entra o talento de Marina Colasanti.

Quem diria que um episódio cotidiano tão banal – como a descoberta de um ninho com dois frágeis pombinhos – daria uma história tão bonita onde se lê “Naquele espaço ainda cheio de penumbra e cheiro de sol guardado…”

“Cheiro de sol guardado”, quando dei por mim tinha parado a leitura e tentava imaginar que tipo de cheiro seria esse. Provavelmente algo gostoso, acolhedor, morno…

Breve história de um pequeno amor narra os cuidados da autora para salvar o passarinho sobrevivente. Cuidados de quem se preocupa e, por vezes, se sente insegura se está agindo certo ou não; de quem está atenta às mudanças e se orgulha das conquistas; enfim, cuidados de quem sabe amar.

 

  • Breve história de um pequeno amor

Marina Colasanti

Rebeca Luciani (ilustrações)

Editora FTC

R$ 37,70

Indicado para leitores com mais de 10 anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: