Uma Escolha Imperfeita

Uma-escolha-imperfeitaO que seria da vida do leitor sem a ajuda de uma livreira* experiente! No meio de tantos livros, com toda a certeza, não teria prestado atenção neste romance de capa sombria.

Estou falando de Uma escolha imperfeita de Louise Doughty, escritora inglesa pouco conhecida no Brasil. Apesar de ser autora de outros seis romances, e finalista de diversos prêmios literários, como o Costa Novel Award e o Orange Prize for Fiction, este é o seu primeiro livro publicado no país.

Trata-se de um suspense psicológico cuja trama gira em torno de uma mulher com pouco mais de cinquenta anos, e que tem uma vida perfeitamente arrumada e exitosa, tanto em termos profissionais, quanto pessoais.

Mas um dia ao sair de uma reunião de trabalho, seu olhar cruza com o de um homem sentado num banco do corredor. Eles não se conhecem, mas algo nele a atrai. Trocam sorrisos, alguns comentários banais, ela o acompanha até um aposento discreto e, como se fosse a coisa mais natural do mundo, entrega-se sexualmente a ele.

A possibilidade de viver uma vida dupla é sedutora. Em momento algum deseja abandonar o marido ou a vida que construiu. Por sua vez, o amante nada lhe pede e muito menos revela. Trata-se de uma relação secreta, sem cobranças e sem futuro. Dela pretendem apenas extrair prazer, sem magoar ninguém.

Porém e há sempre um porém… Não será essa ligação clandestina que a destruirá, mas, uma outra familiar e enganosamente inofensiva, que irromperá de forma violenta nunca imaginada.

Precipitadamente poder-se-ia supor que se trata de mais um livro retratando o que acontece de excitante em toda relação clandestina. Ledo engano, ele é muito mais que isso.

Com maestria o leitor é enredado numa trama inteligente onde nada é atabalhoado ou leviano. O que realmente importa são as motivações, os questionamentos e como os personagens reagem ao serem confrontados com situações-limite indesejáveis.

Assim que comecei a ler Uma escolha imperfeita, não consegui mais parar, e seu final surpreendente me perseguiu por algum tempo.

 

*Ana, a gerente da livraria Argumento no Leblon – RJ

 

  • Uma escolha imperfeita

Louise Doughty

Editora Rocco

R$ 39,50

E-Book R$ 24,50

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Rancho das Crônicas!
    set 30, 2014 @ 14:58:30

    Adorei a resenha que me instigou a querer ler este romance. Talvez o encontre por aqui em Inglês ou Holandês. Obrigado pela dica.

    Responder

    • fagulhadeideias
      set 30, 2014 @ 15:16:39

      Oi Ronaldo,
      Em holandês não garanto, mas com certeza encontrará o livro em inglês. Aliás é sempre melhor ler o livro no original. Procure por ‘Apple Tree Yard’.
      Abraço
      Paula

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: