Trégua – pausa temporária dos conflitos, um descanso, férias.
Se transpusermos a trégua para as relações interpessoais ela pode ser uma pausa em um mundo repleto de relacionamentos interesseiros e fugidios, onde as pessoas receiam se expor com medo de serem mal compreendidas ou traídas.
A Trégua, aclamado romance do escritor uruguaio Mario Benedetti, fala do amor tardio e inesperado entre Martín Santomé – um “homem maduro, de muita bondade, meio apagado, mas muito inteligente” por uma mulher com a metade de sua idade.
Prestes a completar cinquenta anos, ele aguarda ansioso a aposentadoria que se aproxima.
Sua vida pessoal é sem graça, o emprego é repetitivo e tedioso. Mas tudo isso muda quando, no escritório onde trabalha, chegam novos funcionários. Caberá a ele orientar a jovem tímida de 24 anos e lhe ensinar tudo sobre o novo ofício.
A narrativa é feita sob a forma de um diário escrito por Santomé. É ali que comenta os encontros mantidos com antigos amigos, os atritos e preocupações com os filhos, as lembranças de quando era recém-casado, e as picuinhas com os colegas de trabalho.
Como não poderia deixar de ser, escreve também sobre Avellaneda, a nova funcionária. (interessante observar que jamais a chamará pelo primeiro nome, mesmo quando se tornarem íntimos).
Paulatinamente as primeiras observações sobre ela se modificam, e de estritamente profissionais tornam-se pessoais e afetuosas.
“Acho que ela percebeu. Acho que agora sabe que vem acontecendo alguma coisa. Ou terá interpretado minha atitude como uma atenção paternal? Detesto me sentir paternal.”
É comovedor ver a vida desse homem desiludido e apagado se iluminar aos poucos. Descobrir-se apaixonado, recear ser rejeitado quando tiver a oportunidade de se declarar, o êxtase quando seus sentimentos são correspondidos, e a apreensão quanto ao futuro de uma relação tão desigual.
Desafortunadamente o título do livro é um alerta constante para o leitor. Afinal, uma trégua é simplesmente algo temporário.
Pode um Amor, mesmo que breve, vitalizar para sempre uma vida, até então, desprovida de encantamento?
- A trégua
Mario Benedetti
Editora Alfaguara
R$ 38,90
(também em E-book)