A trégua

a-trégua

Trégua – pausa temporária dos conflitos, um descanso, férias.

Se transpusermos a trégua para as relações interpessoais ela pode ser uma pausa em um mundo repleto de relacionamentos interesseiros e fugidios, onde as pessoas receiam se expor com medo de serem mal compreendidas  ou traídas.

A Trégua, aclamado romance do escritor uruguaio Mario Benedetti, fala do amor tardio e inesperado entre Martín Santomé – um “homem maduro, de muita bondade, meio apagado, mas muito inteligente” por uma mulher com a metade de sua idade.

Prestes a completar cinquenta anos, ele aguarda ansioso a aposentadoria que se aproxima.

Sua vida pessoal é sem graça, o emprego é repetitivo e tedioso. Mas tudo isso muda quando, no escritório onde trabalha, chegam novos funcionários. Caberá a ele orientar a jovem tímida de 24 anos e lhe ensinar tudo sobre o novo ofício.

A narrativa é feita sob a forma de um diário escrito por Santomé. É ali que comenta os encontros mantidos com antigos amigos, os atritos e preocupações com os filhos, as lembranças de quando era recém-casado, e as picuinhas com os colegas de trabalho.

Como não poderia deixar de ser, escreve também sobre Avellaneda, a nova funcionária. (interessante observar que jamais a chamará pelo primeiro nome, mesmo quando se tornarem íntimos).

Paulatinamente as primeiras observações sobre ela se modificam, e de estritamente profissionais tornam-se pessoais e afetuosas.

“Acho que ela percebeu. Acho que agora sabe que vem acontecendo alguma coisa. Ou terá interpretado minha atitude como uma atenção paternal? Detesto me sentir paternal.”

É comovedor ver a vida desse homem desiludido e apagado se iluminar aos poucos. Descobrir-se apaixonado, recear ser rejeitado quando tiver a oportunidade de se declarar, o êxtase quando seus sentimentos são correspondidos, e a apreensão quanto ao futuro de uma relação tão desigual.

Desafortunadamente o título do livro é um alerta constante para o leitor. Afinal, uma trégua é simplesmente algo temporário.

Pode um Amor, mesmo que breve, vitalizar para sempre uma vida, até então, desprovida de encantamento?

 

  • A trégua

Mario Benedetti

Editora Alfaguara

R$ 38,90

(também em E-book)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: