As doze tribos de Hattie

As-12-tribos-de-HattieNão quero que o livro termine, não quero que o livro termine… mas inevitavelmente cheguei ao final do excelente As doze tribos de Hattie.

A história ambientada nos EUA é simples. Embora a escravidão tivesse sido abolida oficialmente no final do séc XIX, continuaram a vigorar nos estados do sul as leis Jim Crow que mantinham e estimulavam a segregação entre brancos e negros. Essas leis – que só seriam revogadas em 1964 – impediam os negros de votar e frequentar os mesmos lugares públicos que os brancos.

Para fugir a essa dura realidade muitos ex-escravos e respectivas famílias migraram para as cidades do norte em busca de melhores condições de trabalho e de uma vida mais humana.

O mesmo aconteceu com Hattie. No entanto, após uma chegada auspiciosa na Filadélfia sua vida desmorona ao presenciar impotente a morte de seus filhinhos gêmeos e ainda bebês, durante o rigoroso inverno. Essa perda a marcará tão profundamente que nem mesmo a chegada de uma prole numerosa lhe devolverá a esperança e a meiguice que possuía quando fugiu do seu estado natal.

As histórias de sua descendência revelarão uma Hattie contraditória. Por vezes frágil outras vezes resoluta e briguenta. Uma mãe zelosa, mas também causadora de muitas mágoas. Uma mulher sensual e apaixonada, que por amor aos filhos abre mão da única oportunidade em recomeçar e, quem sabe, ser feliz.

“Ela os havia desapontado de formas vitais, mas de que adiantaria passar os dias aos beijos e abraços se não havia nada para por na barriga deles?”

As doze tribos de Hattie é o primeiro romance de Ayana Mathis. Sua narrativa enxuta e inteligente foi eleita pelo The New York Times como uma das melhores publicadas em 2013. Concordo com a opinião do jornal.

 

  • As doze tribos de Hattie

Ayana Mathis

Editora Intrínseca

R$ 19,90

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: