Vestida de verde

Uma Pincelada de CopaA 20ª Copa do Mundo começou há poucos dias. Confesso que não sou grande fã de futebol, mas de quatro em quatro anos sou uma torcedora apaixonada.

Vibrei com a vitória do primeiro jogo do Brasil e sofri com a derrota de Portugal. Se os dois países vierem a se enfrentar o meu coração ficará bem dividido. Enquanto o confronto não acontece me visto de verde e torço por ambos.

Nas livrarias é grande a quantidade de livros que falam sobre o esporte. Tem para todos os gostos. No meio de tantas opções encontrei Uma Pincelada de Copa de Marcelo Stern.

Mesmo tendo como publico alvo crianças entre 6 e 12 anos o livro agradou-me bastante e muito aprendi com sua leitura.

Em uma conversa despretensiosa um avô responde às perguntas da neta e comenta sobre todas as Copas que aconteceram até os dias de hoje.

Pois é, não sabia que o Brasil fora convidado a sediar a Copa de 1950 porque a Europa ainda se recuperava dos estragos físicos e econômicos da 2ª Guerra Mundial.

Que poderia ter sediado outra em 1986, mas não o fez pelos mesmos motivos da Colômbia, escolhida inicialmente para realizá-la. Naquela época ambos os países enfrentavam uma séria crise financeira e dependiam da ajuda do FMI que exigia austeridade nos gastos e aumento de tributos.

Por isso o campeonato desse ano acabou sendo realizado no México, e por pouco também não acontece. Desta vez o motivo não seria econômico, mas o grande terremoto que abalou o país no ano anterior.

Esse não foi o único terremoto que quase acaba com uma Copa antes mesmo dela começar. Outro bem mais violento, ocorrido 25 anos antes, quase impossibilita o Chile de realizar o campeonato em 1962.

No entanto a determinação e o entusiasmo do presidente organizador do evento Carlos Dittborn Pinto reverteram esse prognóstico. Entre os escombros de um país destruído conseguiu levantar o ânimo da população ao afirmar: Porque no tenemos nada, queremos hacerlo todo! (Porque não temos nada, queremos fazer tudo).

Infelizmente este homem extraordinário não chegou a ver seu sonho realizado. Um mês antes do inicio da competição e com apenas 38 anos morreu de uma pancreatite aguda.

Uma pincelada de Copa pode ser apreciado por toda a família, e com certeza tornará as conversas feitas nos intervalos dos jogos muito mais acaloradas e interessantes.

 

 

 

  • Uma pincelada de Copa

Marcelo Stern

Humanidades Editora e Projetos

R$ 37,00

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Maria Sonia M Pinho
    jun 17, 2014 @ 12:43:31

    Lindo querida, bela dica. bjs e bom jogo.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: