Para Antonio, que ainda vai nascer

Antonio-Beatriz-BracherSe o intuito fosse apenas escandalizar diria que o livro Antonio conta a histórias de dois homens – pai e filho – que, distanciados no tempo, amaram e engravidaram a mesma mulher.

No entanto se o fizesse, estaria aviltando e cometendo uma injustiça para com o belo romance da escritora Beatriz Bracher.

Tanto o pai Xavier quanto o filho Theo, cada um na sua época, não se conformaram com os convencionais destinos familiares, que supostamente deveriam acatar. Ao trilharem as próprias escolhas terminam por mergulhar na loucura.

“Supunham que a loucura e a miséria não carregam em si a capacidade de destruir o que encontram pela frente. Eram tão especiais e superiores que podiam brincar de pobres e loucos.”

Será pensando no futuro do filho Antonio, prestes a nascer, que Benjamim irá procurar saber quem realmente foi seu avô, seu pai e a mulher que alteraria para sempre o caminho dos dois, aquela que seria também a sua mãe.

Os três já morreram, mas ressurgem fortes e complexos ao serem evocados nas lembranças de Haroldo e Raul – respectivamente os melhores amigos do avô e do pai – e nas recordações de Isabel, a mulher de Xavier e mãe de Theo.

Antonio é um livro enxuto, onde cada frase diz muito sobre as intrincadas relações familiares. Um livro que fala da busca de dois homens pela própria, a única Verdade, mesmo que o preço final seja inglório e fira profundamente quem inadvertidamente se aproximou do fogo insano da loucura.

“A vida nos machuca tanto de uma forma ou de outra, que acabamos nos transformando em seres inevitavelmente menores do que a juventude nos promete.”

 

Em 2007 este romance de Beatriz Bracher ficou em 3º lugar no Prêmio Jabuti na categoria Romance, e em 2º lugar no Prêmio Portugal Telecom de Literatura.

 

  • Antonio

Beatriz Bracher

Editora 34

R$ 35,00

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: