Maria vai com a outras

Maria-vai-com-as-outras

Tem histórias que agradam e outras nem tanto. Tem momentos em que a criança está interessada em ouvir e tem outros em que está irrequieta. Mas tem também aquela ocasião especial cercada de aconchego, quando são feitas descobertas, percebe-se um brilho diferente no olhar do filho, e esse momento único será lembrado por toda a vida.

Recordo com muito carinho, as imitações de balidos que nós fazíamos – intercaladas por muitas risadas – enquanto lia para ele Maria vai com as outras de Sylvia Orthof. Uma história que se tornou um clássico da literatura infantil brasileira e continua sendo mais atual do que nunca.

Ela fala da Maria, uma ovelhinha branca, igualzinha a todas as outras do rebanho. O que as ovelhas fazem ela faz também, nunca se perguntando se concorda com isso ou não. Mas foram tantas coisas que fez sem vontade que, aos poucos, Maria começa a matutar por conta própria. Por que tinha que fazer o que não gostava?

Um belo dia, depois de ver as amigas se machucarem, decide escolher e seguir o próprio caminho.

Não se sabe qual foi a reação das outras ovelhas ao grito de liberdade de Maria. Sabemos que na vida real não é fácil conquistar a própria individualidade; quem pensa diferente, na maioria das vezes, costuma receber muitas críticas.

Toda a criança e adolescente gosta de fazer parte de um grupo, de se sentir acolhida. É tão mais fácil colocar a responsabilidade no outro “foi ele que começou!” ou então “Todos fazem isso, por que eu não posso fazer?

Cabe a nós adultos ajudá-los a escutar aquela vozinha interior que diz: “não está legal, não estou gostando…” Ensiná-los a pensar por conta própria, a não abrirem mão daquilo que acreditam ser o melhor para eles.

O livro é indicado para crianças pequenas, mas nada impede que seja “esquecido” no quarto de um adolescente. Sempre pode servir como ajuda para relembrá-lo de quem deve estar no comando da própria vida.

 

 

(O livro foi considerado Altamente Recomendável pela FNLIJ em 1982 e encontra-se atualmente na 22ª edição)

  • Maria vai com as outras

Sylvia Orthof (texto e ilustrações)

Editora Ática

R$ 27,50

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. fernanda godinho
    mar 25, 2014 @ 22:56:53

    Adoro esse livro e leio sempre para os meus alunos.
    É importante encorajá-los a dizer não e seguir as suas ideias e ideais.
    Boa lembrança desse clássico da literatura infantil.
    Bjão

    Responder

  2. fagulhadeideias
    mar 26, 2014 @ 11:07:26

    Oi Fernanda,
    E não é que, muitas vezes, nós também temos dificuldade em dizer não? Essa mania de querer agradar tudo mundo só causa problemas!
    Beijo

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: