Não é um mar de rosas

A_EQUACAO_DO_CASAMENTOInvejo quem mora nas grandes cidades e tem acesso a mais opções de  festivais de cinema, peças de teatro, exposições e palestras do que eu. Diariamente recebo e-mails anunciando e convidando para vários eventos dos quais gostaria de participar. Mas será que se morasse num desses lugares usufruiria de tudo isso? Realisticamente acredito que não. Faltaria tempo, dinheiro e disposição para enfrentar os engarrafamentos intermináveis e estressantes, e terminaria por ficar em casa acompanhando à distância todos esses acontecimentos.

No entanto, como continuo curiosa com o que se passa “lá fora”, interessei-me pela palestra proferida pelo psicanalista e terapeuta familiar Luiz Hanns, na Casa do Saber do Rio de Janeiro. Nessa ocasião ele falou sobre o casamento contemporâneo e lançou  A equação do casamento – o que pode (ou não) ser mudado na sua relação. Se não pude assistir à palestra, pelo menos comprei o livro – o que fiz rapidamente – e não me decepcionei.

A partir dos depoimentos de vários casais – gente como a gente – o terapeuta prova que nos dias de hoje, para manter um relacionamento feliz, não basta apenas amar e ter boa vontade para enfrentar os problemas que inevitavelmente surgirão .

De forma simples enumera os fatores que corroem um relacionamento: a incompatibilidade de personalidades, os modos distintos de enfrentar as pressões externas do cotidiano, as diferenças do desejo sexual de cada parceiro, e outros mais. Por fim, convida o leitor a responder a um questionário que o auxiliará a perceber quais são os pontos fracos de seu relacionamento e a valorizar os fortes – afinal não há casal que não os tenha.

A leitura de A Equação do Casamento é recomendável  para quem vive junto há muito tempo, para os que ainda se encontram na fase mágica das descobertas e, também, para quem  ainda procura o parceiro (a) ideal. Afinal a maioria das uniões amorosas não é exatamente um “mar de rosas” e muitos “espinhos” poderiam ser evitados ou até mesmo eliminados se soubéssemos quais as armadilhas a serem evitadas e como desarmá-las.

  • A Equação do Casamento

Luiz Hanns

Editora Paralela

R$ 39,90 / R$ 27,90 (e-book)

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Hélide
    fev 19, 2014 @ 00:01:23

    Paula,
    Tinha assistido a uma entrevista com o autor no Saia Justa e fiquei muito curiosa. Agora com seu aval, vou ler.

    Responder

  2. fagulhadeideias
    fev 19, 2014 @ 08:20:32

    Essa entrevista perdi…pena. O livro deveria ser lido por todos que pretendem se casar.

    Responder

  3. Mariana
    fev 19, 2014 @ 16:43:38

    Esse tema dá pano para manga! É denso, tenso e extenso…hehehe.
    Tenho desconfianças sobre esse tipo de literatura, pois acho que as relações são tão diversas que não há uma “fórmula”, mas vou dar uma foleada quando for a livraria, pois confio muito nas suas críticas, Paulinha!
    Saudade.

    Responder

    • fagulhadeideias
      fev 19, 2014 @ 17:17:18

      Gostei do denso, tenso e extenso. Um relacionamento é tudo isso e muito mais. Mas o livro dá uns “toques” interessantes que podem ajudar a compreender e rejuvenescer relações que eventualmente entraram no “piloto automático”. Beijo

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: