A pata de macaco e muito mais

Antologia-da-literatura-fantastica

A capa era sedutora e os escritores responsáveis pela seleção das histórias – Adolfo Bioy, Casares Jorge Luis Borges e Silvina Ocampo – também, mas o tema da Antologia da Literatura Fantástica não era dos meus favoritos. Portanto, entre tantas outras opções que me atraiam mais, não tive interesse em adquiri-lo.

No final do mês passado meu marido fez anos e ganhou-o de presente (é fácil presentear o casal, um bom livro ou vinho agradam-nos em cheio). Conhecedor da minha paixão mostrou-me o que havia recebido. Desta vez apreciei melhor o projeto gráfico do livro editado pela Cosac Naify – além de vir com capa dura, traz uma fita para marcar a página e todas elas são emolduradas em azul marinho. Um caprichoso só! E o cheiro? Inebriante, um autêntico perfume, perfume de livro!

No total são setenta e cinco histórias – não só contos, mas também fragmentos de romance e peças de teatro. O início de cada uma vem com o nome do autor e uma breve apresentação do mesmo.

Despreocupadamente comecei a folheá-lo. Umas histórias são bem curtinhas, não chegam a cobrir meia página; alguns autores conhecia, a maioria não, mas, de repente, bati os olhos na minha história de terror favorita: A pata de macaco de W. W. Jacobs. Reli-a e mais uma vez senti um arrepio na nuca. Um clássico, simplesmente magistral!

Se ela fazia parte dessa antologia como seriam as outras? Uma história de terror podia ser misturada a outras de cunho sobrenatural ou fantástico? Pronto, estava fisgada! Discretamente coloquei-o na minha pilha de livros, meu marido tem outros para ler na frente, é bem possível que nem dê por falta dele. Prometo, juro, vou lê-lo rapidinho!

O destino governa a vida dos homens e ninguém pode se opor a ele impunemente.

                                                                                                                                          (W.W. Jacobs)

  • Antologia da Literatura Fantástica

Casares / Borges / Ocampo

Editora Cosac Naify

R$ 69,90

Deixe um comentário

