O homem que procurou o Barmanu

só-para-gigantes

E se o jornalista Gabi Martínez não tivesse entrado naquela cafeteria em Barcelona? Quem contaria a história daquele que, provavelmente, foi o último caçador do Yeti – o abominável Homem das Neves?

Lá dentro duas mulheres conversavam animadamente e se surpreenderam quando as cumprimentou. Uma era sua amiga, e a outra uma editora que conhecia apenas socialmente. Depois do susto explicaram que era dele que falavam, e pretendiam convidá-lo para escrever um livro verídico de viagens e aventuras .

Não foi difícil convencê-lo. Afinal tratava-se de uma daquelas histórias fascinantes que vêm envoltas em névoas e mistérios.

O personagem principal seria Jordi Magraner, um zoólogo, que sem contar com o apoio da comunidade científica à qual pertencia, sempre acreditou na existência de uma criatura selvagem, o Barmanu ou Yeti. Durante quinze anos desbravou as montanhas longínquas do Hindu Kush – espremidas entre o Afeganistão e o Paquistão – com o intuito de encontrá-lo.

Esse aventureiro fora também amigo e defensor do povo Kalash – uma tribo de origem indo-europeia e pele clara – para que não fosse subjugado, culturalmente, pela maioria esmagadora da vizinhança muçulmana.

Jordi possuía um caráter complexo; se por um lado o jeito desbravador e humanitário causava uma boa impressão, seu outro lado autoritário e irascível criou vários desafetos.

A vida particular também era motivo de muito falatório. As amizades que mantinha com meninos e adolescentes davam margem a comentários maldosos e ferinos.

Quando foi encontrado morto, os moradores da região não ficaram surpresos. Afinal tratava-se de um estrangeiro vivendo numa das regiões mais perigosas do mundo (o ataque às Torres Gêmeas em NY ocorrera há menos de um ano).

O crime nunca foi solucionado e, exceto por sua família, ninguém teve interesse em esclarecê-lo.

Ao escrever Só para Gigantes, Gabi Martinez não mediu esforços para narrar os últimos anos de vida de Jordi. Muitas viagens foram realizadas, longas conversas foram mantidas com familiares, amigos, colegas de trabalho, vizinhos, e até mesmo com seus inimigos. Todas essas investigações chegaram, inclusive, a colocar sua vida em risco.

O livro apresenta-nos um homem polêmico por vezes desagradável, mas mesmo assim merecedor de admiração e respeito. Como poucos teve a coragem de lutar por aquilo que acreditava e desconheceu o inimigo maior que tantos sonhos estraçalha: o Medo. Pode-se dizer que Jordi foi um gigante entre gigantes.

  • Só para Gigantes

Gabi Martínez

Editora Rocco

R$ 47,50

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: