A canção de Aquiles

Canção de AquilesAinda estamos no meio do ano, mas posso dizer com convicção que o meu livro favorito de 2013 é “A canção de Aquiles” de Madeline Miller.

Vencedor do prêmio Orange de Literatura 2012, este é o primeiro livro da autora que, até ficar famosa, ensinava latim, grego e Shakespeare, para alunos do ensino médio.

O romance histórico de Madeline Miller é baseado na Ilíada de Homero, e a autora demorou dez anos para terminá-lo. Coincidência ou não, foi mais ou menos esse tempo que durou a Guerra de Troia contada no poema épico.

A narrativa flui de forma eletrizante. Confesso que meus conhecimentos sobre a Antiguidade e Mitologia Grega eram e continuam sendo escassos, mas à medida que lia surpreendia-me com a variedade e a riqueza das histórias contadas, e que histórias!

O amor entre o invencível Aquiles e o seu melhor amigo de infância Pátroclo; um semideus que procura fugir ao seu destino e se esconde numa ilha vestido de mulher; uma virgem sacrificada para acalmar os deuses vingativos; um sacerdote que se humilha perante o rei para que a filha não seja oferecida como butim de guerra; a descrição do cerco interminável à cidade de Troia; um herói devastado pela morte violenta de seu amante; atos de crueldade, amizade e heroísmo… E muitas outras histórias mais.

Diversas vezes pesquisei na internet querendo confirmar se era tudo verdade, e sempre retornava à leitura mais animada, porque não só os fatos estavam corretos, como eram narrados de forma empolgante!

Espero sinceramente que a autora se anime com o sucesso de “A canção de Aquiles” e escreva logo a sua versão romanceada de “A Odisseia”, mas, por favor,  não faça os leitores esperarem outros dez anos!

  • A Canção de Aquiles

Madeline Miller

Editora Jangada

R$ 39,90

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: