Estilhaços de uma guerra

 O-povo-eterno-nao-tem-medo.indd

Aguardei com expectativa a publicação no Brasil de “O povo eterno não tem medo”. As criticas não poderiam ter sido mais elogiosas.

A autora israelense Shani Boianjiu, com apenas 24 anos, fora escolhida pela National Book Foundation* para fazer parte do seleto grupo dos cinco melhores escritores de ficção com menos de 35 anos de idade. A indicação feita em 2011, partira de Nicole Krauss cujo livro “A memória de nossas memórias” já comentei em um post anterior.

Os primeiros capítulos pareceram bastante promissores, mas nos seguintes a leitura começou a ficar penosa. Tenho por costume não descartar um livro à primeira dificuldade encontrada, por isso insisti mais um pouco e logo voltei a mergulhar com interesse na história, para mais uma vez voltar a “empurrá-la com a barriga”.

Mas, afinal de contas, o que estava errado? Não era o tema abordado no livro. Afinal, sempre me interessei por compreender como o estado Israel consegue se equilibrar no meio de tantos conflitos externos, quanto internos. Portanto, nada melhor do que ouvir alguém que os vivera pessoalmente.

Será através de três amigas – personagens principais do livro – que a autora contará a sua experiência e a de tantas outras meninas, que ao terminarem a vida escolar com dezoito anos, prestam obrigatoriamente o serviço militar.

Tempos difíceis cheios de tensão, medo e tédio – não um dia ou uma semana, mas meses de patrulhamentos monótonos e horas de vigília exaustivas. Também não são esquecidas as violências infligidas não só pelo inimigo, mas também pelos companheiros de armas.

O livro tem passagens muito bem escritas, e outras nem tanto. Histórias fragmentadas, que se acumulam desordenadamente para depois se diluírem e  se perderem sem maiores explicações.

Continuarei acompanhando com muito interesse os futuros trabalhos de Shani, mas ao querer abraçar o mundo com as pernas, o livro acabou perdendo a sua força inicial promissora.

*Organização americana sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover e valorizar a excelência da literatura  nos EUA

  • O povo eterno não tem medo

Shani Boianjiu

Editora Alfaguara

R$ 42,90

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: