Semeando com carinho

hortaviva

Não deu para resistir, a primeira coisa que fiz quando segurei o livro “A turma da Horta Viva – como tudo começou” foi passar o dedo na capa. As letras que compõem o título têm um delicado relevo, mas são ásperas também – parece que foram desenhadas com terra. Depois quando folheei o livro notei que o papel das páginas era reciclado e, o mais incrível, as ilustrações eram, na verdade, colagens que também utilizavam material reutilizado!

A turma da Horta Viva faz parte de uma coleção direcionada às crianças que moram nas grandes cidades e têm pouco contato com a natureza. Se não a conhecem como poderão lhe dar valor e a proteger?

No primeiro livro da série um grupo de amigos decide limpar um terreno baldio e refazer a horta que ali existia no passado. Bem orientados e com a cooperação dos adultos aprendem a separar o lixo, e recebem a primeira lição: “Terra é terra, não é sujeira!”.

Depois de montar os canteiros descobrirão, entre outras coisas, que as plantas mortas são o adubo das que ali  irão crescer. É engraçada a reação das crianças quando descobrem de que é feito o esterco:

                – Mas não é… – Liz fez cara de nojo.

                – Fezes de boi – completou o professor.

                – Mas é bom para as plantas. E vem bem sequinho, quase sem cheiro. – Riu seu Bentinho.

Aos poucos essa turminha irá aprender que sem cooperação os sonhos não se realizam, e que em uma horta, assim como no planeta Terra, tudo se relaciona e se conecta para que a vida possa acontecer.

O texto foi escrito a quatro mãos por Danilo Netto especialista em desenvolver projetos educativos que ensinam como montar hortas nas escolas e Fernanda Godinho professora do ensino fundamental há mais de 20 anos,  inclusive de meu filho quando este ainda era menino.

As ilustrações/colagens são de outra dupla, Ana Sofia Mariz e Christiane Melo, responsáveis pelo criativo design gráfico da série A turma da Horta Viva.

Por último, a apresentação do livro é de André Trigueiro jornalista famoso por promover o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente.

Ao terminar de ler a última página pensei para comigo mesma: Definitivamente tenho em mãos um livro que foi “semeado” com muito carinho.

  • A turma da Horta Viva – como tudo começou

Danilo Netto e Fernanda Godinho

Zit Editora

R$ 24,90

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. fernandasmg
    jun 10, 2013 @ 21:12:57

    Paula querida,   Fiquei lisonjeada com sua opinião sobre o nosso livro. Muito obrigada pelo seu carinho e pela divulgação no seu blog. Em julho estarei ai em Salvador e poderíamos nos encontrar. Vc pode me dar uma dicas que programas interessantes, restaurantes … Um beijo e muito obrigada pela força. Ah, ontem fizemos um envento lá na Argumento. Mais bjs   Fernanda  

    Responder

    • fagulhadeideias
      jun 10, 2013 @ 21:51:26

      Fernanda, fiquei encantada com seu livro! Pena que não pude participar do lançamento, quem sabe nos próximos…
      Vou ficar muito feliz em ser sua guia aqui em Salvador. Até mês que vem. Beijo
      Paula

      Responder

  2. Luisa
    jun 11, 2013 @ 14:35:09

    Estou tao orgulhosa da minha Irma e da minha amiga! Que trabalho bonito e de valor.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: