Encontro no escuro

após-o-anoitecerLer o livro de um escritor que não se conhece é como marcar um encontro com um desconhecido. Pode dar tudo certo e ser apaixonante, pode-se querer uma segunda chance para conhecê-lo um pouquinho melhor, ou também pode ser completamente decepcionante.

Falaram maravilhas de Haruki Murakami – que ele era isto e aquilo, mas na minha frente sempre apareciam outras prioridades. Até que um dia, depois de muita insistência de uma amiga comecei a ler “Após o anoitecer”.

A leitura fluía de forma agradável, nada muito profundo ou complicado. Até que surgiu o primeiro “ruído” na nossa conversa. Quem era o homem embalado em plástico que aparecia na tela da televisão? De onde veio e para onde foi quando sumiu de vez? Afinal de contas, o que era mesmo que estava lendo??

No mundo real, outros personagens tiveram suas histórias lançadas ao ar como se fossem papel picado e fiquei sem saber onde caíram e que fim levaram, tudo muito asséptico e descartável.

Após o anoitecer” não me provocou nenhuma inquietação ou questionamento, nenhuma lembrança significativa e agradável.

Tratava-se, apenas, de mais um livro  a ser “esquecido” na sala de espera de um consultório médico ou no saguão de um aeroporto.

Com certeza não marcarei um novo encontro com esse escritor.

Após o anoitecer

Haruki Murakami

Editora Alfaguara

R$ 39,90

6 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Juliana Lisboa
    maio 28, 2013 @ 08:24:38

    Agora estou em cima do muro… Você não gostou do livro e a Clara, colega da Pulso, achou muito bom. Como você também tenho outras prioridades de leitura, então vou adiando até o dia em que a curiosidade falar mais alto!

    Responder

    • fagulhadeideias
      maio 28, 2013 @ 09:22:14

      Ju, achei um leitura dispensável.O tema é interessante para ver no cinema, mas para ler durante uns dez dias e no final não se reter nada! Não vale a pena.Beijo

      Responder

  2. Laert Yamazaki
    maio 28, 2013 @ 15:27:52

    Que pena, Paula.
    Eu estou terminando a trilogia 1Q84 e estou gostando. Certamente vou ler outros livros dele.

    Responder

    • fagulhadeideias
      maio 28, 2013 @ 17:16:09

      Laert, li hoje um comentário de uma escritora israelense,Shani Boianjiu, com o qual concordei: “O objetivo da literatura é sempre contar histórias – histórias que o maior número possível de pessoas lembrarão e sobre as quais refletirão sempre.”
      A impressão que tenho é que daqui a alguns meses terei esquecido que li esse livro.
      De qualquer forma, caso você o leia gostaria muito de saber a sua opinião. Pode ser que tenha escolhido o livro errado para conhecer a obra do escritor.

      Responder

  3. isabel oliveira
    maio 28, 2013 @ 18:22:30

    eu também já tentei várias vezes ler diferentes livros do Murakami, mas não consegui gostar. Parece que a narrativa não passa do mesmo, não evolui e ficamos sempre no mesmo lugar. Até pensei que o problema seria meu de não gostar, afinal agora encontro mais quem não engrace com estas histórias.

    Responder

Deixe um comentário

