Em busca de um final feliz

EM BUSCA DE UM FINAL FELIZ 02.indd

Acredite, mas é entre esgoto e lama, ambiente altamente “hospitaleiro”, que transcorre 80% da narrativa de Em Busca de um Final Feliz. Muitos se perguntarão se vale a pena encarar a leitura do livro, e minha resposta é sim!

A autora Katherine Boo já havia ganho, em 2000, o prêmio Pulitzer de Serviços Públicos ao denunciar como instituições públicas nos EUA, destinadas a atender a população com deficiências mentais, negligenciavam e tratavam de maneira abusiva os pacientes.

Em 2012 com Em Busca de um Final Feliz, seu primeiro livro, conquistou o prestigiado National Book Award de não ficção.

É impressionante o trabalho realizado por esta jornalista de aspecto frágil, que desde a adolescência sofre de artrite reumatoide.

Apesar do recente e acelerado crescimento da economia indiana, as melhorias não alcançaram a grande maioria da população que ainda vive na extrema miséria. As diferenças socioeconômicas são abissais. Enquanto uma família, com onze pessoas, briga para conseguir morar num apartamento de 80 m², “o homem mais rico da Índia, Mukesh Ambani, (…) construiu sua casa de 27 andares ao sul de Munbai. Os andares mais baixos foram reservados para os carros e para os 600 empregados necessários para a sua família de cinco pessoas”.

Durante três anos Katherine Boo, estabeleceu-se em Annawadi, favela vizinha a luxuosos hotéis e ao aeroporto internacional de Munbai, e com a ajuda de duas mulheres – uma interprete e outra estudante de sociologia – ouviu, gravou, fotografou e documentou as histórias que terminaram por dar origem ao livro.

Os habitantes sobrevivem catando o lixo descartado pelas companhias aéreas e cometendo pequenos furtos. O dinheiro de programas sociais – que deveriam receber – é desviado, a polícia é violenta, os hospitais emitem atestados de óbito desvinculados da realidade, e os professores fingem que ensinam. Num mundo em que a corrupção é a lei e onde a lei é “pra inglês ver”, transitam os moradores da favela.

No entanto, para aqueles que prestam atenção, no meio do pântano nascem flores, e é delas que Katherine Boo irá falar. Como não ter empatia por Abdul e sua família, injustamente acusados de atear fogo na vizinha aleijada? Como não se solidarizar com o franzino e sensível Sunil que não quer mais ganhar a vida roubando? Ou como não torcer para que a jovem e bonita Manju realize o sonho de entrar na faculdade e consiga fugir de um casamento arranjado?

Até mesmo por aqueles moradores cujas atitudes e comportamento provocam repulsa, acaba-se por ter sentimentos ambíguos e um tanto ou quanto indulgentes.

Ao terminar a leitura do livro, percebi que olhava com outro interesse os catadores que reviram as latas de lixo do meu bairro. Brasil e Índia, dois países com culturas e geograficamente distantes, mas que infelizmente guardam  algumas semelhanças…

Em Busca de um Final Feliz é uma novela “Avenida Brasil” indiana; sem as delícias do fictício bairro Divino e as belezas da zona sul do Rio de Janeiro, aqui a vida dos catadores de lixo é REAL.

  • Em Busca de um Final Feliz

Katherine Boo

Editora Novo Conceito

R$ 29,90

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Jusciney Carvalho
    maio 13, 2013 @ 16:31:17

    Vou tentar encontrar aqui…. beijo, e mais uma vez, parabéns pela sua narrativa,tão bela, que nos toca a alma e o coração.

    Responder

    • fagulhadeideias
      maio 13, 2013 @ 17:20:32

      Ju, Esse é um livro muito bonito e ao mesmo tempo um soco na boca do estomago. De qualquer forma recomendo. Beijo

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: