Segredo de Família

segredo-de-família-eric-heuvelFoi o alerta dado pela Casa Anne Frank que fez Eric Hauvel decidir-se a escrever Segredo de Família.

Simplesmente a nova geração de jovens parecia desconhecer os acontecimentos vividos nos idos de 40 pelos senhores e senhoras que, atualmente, tinham idade suficiente para serem seus avós.

Considerado um dos maiores cartunistas holandeses da atualidade, os desenhos de Eric Heuvel lembram muito os de Hergé, criador do personagem Tintim. Trata-se de um fato curioso porque, além dos cartunistas serem de gerações distintas, enquanto que o primeiro denuncia as atrocidades do nazismo, o segundo foi defensor dessa mesma ideologia.

Mas quando, finalmente, os alemães foram derrotados em 1945, a maioria do povo holandês procurou esquecer os cinco longos anos de ocupação e sofrimento.

Muitas atitudes reprováveis foram, com o tempo, deliberadamente “varridas” para debaixo do tapete, assim como muitas outras dignas de serem lembradas seguiram o mesmo caminho, por recordarem momentos dolorosos e perdas prematuras de pessoas queridas.

Segredo de Família é uma história ficcional, que reúne na família de Helena Van Dort as dificuldades vividas por diversas famílias holandesas, durante a Segunda Guerra Mundial.

A narrativa começa muitos anos depois, quando ao remexer no sótão da casa da avó, o neto de Helena encontra recortes de jornais, fotografias antigas, um punhal exótico, um pano amarelo recortado em forma de estrela e um uniforme de policia.

Curioso, pergunta a quem pertenceu tudo aquilo. Confrontada com o passado, ela relembra como os familiares tiveram comportamentos antagônicos durante a ocupação alemã e a perda da melhor amiga que desapareceu ao ser levada pelos nazistas.

Ao terminar a conversa longa e penosa, Helena não imaginava que, graças a ela, o neto iria fazer uma descoberta maravilhosa que a levaria finalmente a se reconciliar com o próprio passado.

Recomendo Segredo de Família não só para os adolescentes, mas também para os adultos que  poderão aproveitar a leitura desta história envolvente. Por ser um relato fiel dos acontecimentos históricos, muito é recordado e outro tanto é aprendido.

Para quem tiver interesse em se aprofundar no tema, A Busca desenhado pelo mesmo cartunista, irá contar a história de uma adolescente de 16 anos que procurou refugio numa fazenda na Holanda e assim escapar do Holocausto.

(recomendo para maiores de 11 anos)

Segredo de família

Eric Heuvel

Quadrinhos na Cia.

R$ 34,50

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: