Ah… Então era isso!?

Noite-Erico-VerissimoSou assinante do jornal literário Rascunho e mensalmente fico a par do que acontece nos bastidores do mundo da leitura. O jornal possui um conteúdo de altíssima qualidade e publica entrevistas com escritores, textos literários e resenhas de livros.

Pois foi graças a uma indicação de Alberto Mussa, publicada no exemplar de janeiro, que fiquei interessada em ler Noite de Érico Veríssimo.

Confesso que, até então, nunca tinha lido nada desse consagrado autor gaúcho. Provavelmente, deveria começar pela leitura de O Tempo e o Vento, sua obra mais conhecida, mas a resenha de Noite atiçou a minha curiosidade e, posso afirmar com toda a certeza que não me arrependi.

O personagem principal não tem nome. Aparece não se sabe de onde e não sabe quem é. Carrega um intenso e inexplicável sentimento de culpa. Foge de algo ou alguém. Acredita que suas roupas, de boa qualidade, e sua carteira, recheada de dinheiro, foram roubadas. Ele é o Desconhecido.

É óbvio, que rapidamente, se torna uma presa fácil para dois vigaristas. Um anão corcunda e um janota de cravo vermelho na lapela, de conversa melíflua e ardilosa. Na companhia desses canalhas perambulará por lugares sórdidos do submundo noturno.

O leitor acompanha tenso o sofrimento do Desconhecido. O livro é envolvente e angustiante. E quando, finalmente, ele recorda quem é e por se encontra ali, estamos quase chegando às ultimas páginas. O final é surpreendente e perturbador.

“Ah… então era isso?!” foi o que pensei quando fechei o livro. “Que tema ousado para ser escrito em 1954… Parabéns, Sr. Érico Veríssimo.”

Noite

Érico Veríssimo

Companhia das Letras

R$ 39,50

Jornal Literário Rascunho

assinatura anual de 12 exemplares R$ 75,00

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: