a Mocinha do Mercado Central

Para a nova vizinha e futura amiga de Maria todos os nomes possuíam significados que, como por magia, ao serem escolhidos quando uma pessoa nascia, poderiam determinar o seu destino.

Foi graças a ela que Maria soube o significado do seu: “a escolhida”, “a senhora”. Assim, imaginou e decidiu viver várias vidas a partir dos diferentes nomes que haveria de escolher para si mesma.

Em Brasília foi Zoraida, mulher cativante e sedutora. Depois em São Francisco no norte de Minas Gerais, foi Teresa aquela que é prestativa e que “chega aos lugares trazendo as coisas que as pessoas mais precisam”. Já em São Paulo chamou-se Simone  “a que escuta”.

Muitas outras cidades e outros nomes vieram. Em cada uma delas e com cada nome diferente as reinvenções foram acontecendo, e Maria se maravilhou com as potencialidades que cada nova vida oferecia.

Não sei quantas almas tenho.

Cada momento mudei.

Continuamente me estranho.

Nunca me vi nem achei.

De tanto ser, só tenho alma.

Quem tem alma não tem calma.  

                                                        (Fernando Pessoa)

Imaginação e magia passeiam neste livro, repleto de delicadezas e direcionado ao público juvenil.

A mocinha do Mercado Central” de Stella Maris Rezende recebeu o maior prêmio de literatura do Brasil, o Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Além de ter sido escolhido o Livro do Ano de Ficção, a autora recebeu mais dois prêmios: o prêmio máximo na categoria juvenil, com esta mesma obra e o segundo lugar na mesma categoria, com “A guardiã dos segredos de família”.

Stella Maris Resende nasceu em Minas Gerais, é mestra em Literatura Brasileira, professora, cantora, atriz e artista plástica. Autora de 40 livros,  já teve 14 obras premiadas pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLJ). Em 2010 ganhou o Prêmio Barco a Vapor, um dos mais importantes na área infanto-juvenil. Antes de vencer o Jabuti, Stella já havia sido finalista do prêmio três vezes.

A mocinha do Mercado Central

Stella Maris Rezende

R$ 29,90

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Jusciney Carvalho
    dez 18, 2012 @ 10:37:40

    Adorei a história! E falar dela incluindo versos de Pessoa… ai, amiga, você manda muito bem!!! Beijo e até amanhã…[ansiosa]

    Responder

    • fagulhadeideias
      dez 18, 2012 @ 13:46:16

      Ju, quem manda bem é a autora! Esse livro não é só para o publico juvenil, mas para todos os que têm uma alma inquieta que se recria todos os dias!

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: