O que você vai ser quando morrer?

A morte é negra… Dela ninguém escapa! Nem o rei nem o bispo nem o papa. Mas hei de escapar eu! Compro uma panela, meto-me dentro dela e a morte passa e diz: “Boa noite meus senhores, passem todos muito bem!”

Lembro-me de cantar esta cantilena quando criança, e do desconforto que sentia por achá-la um tanto ou quanto tenebrosa. Vá-se lá saber por que nunca a esqueci. Talvez pelo fato da morte ser tratada como uma brincadeira me tranquilizasse, quem sabe?

Quando meu filho tinha em torno de seis anos “descobriu” a morte, e que ela significava nunca mais. Durante alguns dias tentei tranquilizá-lo sem muito sucesso, até que caiu em minhas mãos o livro “Pingo de Luz” de Gislaine Maria d’Assumpção.

Este livro foi para nós dois de grande ajuda. Era importante que ele compreendesse que a vida é maravilhosa, mas que apesar de acabar aqui ela continua. Quando terminei a leitura meu filho estava sereno e suas dúvidas respondidas. Tempos depois, encontrei-o lendo este livro por conta própria.

Pingo de luz” foi publicado pela primeira vez em 1983 e já se encontra na 31ª edição. A abordagem do tema tem um enfoque espiritual e atende aos questionamentos do leitor não importando sua religião.

Já a leitura de “O que você vai ser quando morrer? é mais ampla. Através de perguntas bem-humoradas e respostas curtas abrem-se caminhos e reflexões para que os personagens do livro possam expor suas ideias sobre o que imaginam ser a vida após a morte.

Lia Latz é autora do premiadíssimo “Suriléa–mãe–monstrinho”, por duas vezes ganhou o Prêmio APCA (associação paulista dos críticos de arte) de melhor autor de literatura infantil, foi finalista do Prêmio Jabuti e vários de seus livros receberam o selo Altamente Recomendável da FNLIJ (fundação nacional do livro infantil juvenil).

Pingo de luz” e “O que você vai ser quando morrer?” falam do mesmo tema de maneiras diferentes. Escolha entre uma das abordagens, mas não deixe de conversar sobre esta realidade inexorável com os pequenos quando eles solicitarem.

Pingo de Luz

Gislaine Maria d’Assumpção / Suely I. de Castro Peixoto

Editora Vozes

R$ 14,40

 

O que você vai ser quando morrer?

Lia Zatz / Inácio Zatz

Editora Lê / 2012

R$ 29,00

5 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Mariana
    out 12, 2012 @ 15:47:41

    Dicas maravilhosas, Paula! Não podemos deixar os pequeninos sem uma explicação sobre esse assunto tão delicado e a leitura é uma excelente aliada nesses momentos. Beijo!

    Responder

    • fagulhadeideias
      out 13, 2012 @ 13:02:16

      Mari, É incrível como há uma grande quantidade de livros que podem ajudar aquelas conversas ditas “mais difíceis” é só uma questão de procurar. Beijo!

      Responder

  2. Jusciney Carvalho
    out 15, 2012 @ 20:51:42

    Que máximo! Fico querendo fazer uma estante aqui em casa, somente com os livros indicados aqui! O meu sobrinho Lucas ama que leiam para ele… ainda não aprendeu a ler e estou encantada com os livros sugeridos. Vou tentar adquirir os dois!!! Beijos, querida!

    Responder

    • fagulhadeideias
      out 16, 2012 @ 18:11:46

      Ju, Sou apaixonada por livros infantis e agora com o blog tenho um bom motivo para encher uma estante só com eles. Que bom que gostou das minhas sugestões. Beijo

      Responder

  3. Trackback: Vida & Morte |

Deixe um comentário

