A memória de nossas memórias

É sabido que primeiro comemos com os olhos e depois com a boca. Algo parecido se dá quando escolhemos um livro. Se a capa não nos agradar à primeira vista, corremos o risco de deixar escapar uma boa leitura. Isso teria acontecido, de certeza, com “A memória de nossas memórias” de Nicole Krauss, não fosse a indicação dada por Ana, gerente da Livraria Argumento no Rio de Janeiro.

Felizmente pude conhecer o trabalho de Nicole Krauss, considerada pela revista New Yorker como uma das melhores escritoras(es) norte americanas, com menos de quarenta anos.

Seus três romances já foram traduzidos para 35 idiomas, sendo que “A memória de nossas memórias” foi finalista de dois importantes prêmios literários: o National Book Award na categoria ficção de 2010 (prêmio literário norte americano conferido por um júri formado de escritores consagrados), e o Orange Prize 2011 (prêmio inglês concedido a uma escritora independentemente de sua nacionalidade).

Estranhei a leitura nas primeiras páginas, não porque fosse difícil, mas porque sua densidade exigia uma concentração maior que a habitual.

Nicole Krauss é uma escritora refinada, seus personagens são bem “desenhados”, e logo o leitor é fisgado por uma frase ou outra, que merece ser relida. A leitura começa a fluir e não se quer mais parar.

O livro tem quatro narradores: uma solitária escritora nova-iorquina que aceita guardar, temporariamente, uma escrivaninha que pertence a um poeta chileno; um viúvo que sofre por não conseguir se comunicar emocionalmente com seu filho; um professor universitário que descobre que sua mulher escondeu a vida inteira, um segredo terrível; e uma jovem americana apaixonada pelo filho do dono de um antiquário.

Cada narrativa é uma história independente e poderia, até mesmo, por suas próprias qualidades ser um livro autônomo. No entanto, as quatro narrativas se entrelaçam, de forma indireta, ao derramarem as emoções vividas por seus personagens no mesmo receptáculo – uma enorme escrivaninha com dezenove gavetas.

A Memória de nossas Memórias” fala das grandes perdas, da dificuldade de comunicação com aqueles que amamos, de transcender a solidão e, por ultimo, da recuperação da identidade de um povo através de suas memórias.

A memória de nossas memórias

Nicole Krauss

Companhia das Letras

R$ 49,50

R$ 34,50 (e-book)

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Jusciney Carvalho
    out 08, 2012 @ 09:56:27

    OI Paula! Lendo você, me sinto uma completa inútil por ler tão poucos livros literários. A ênfase na leitura técnica me exaure tanto, que não consigo me interessar por outras leituras que não às vinculadas com minha profissão e doutorado. Mas gostei desta dica. Vou tentar comprar pelo site! Beijo!

    Responder

    • fagulhadeideias
      out 08, 2012 @ 11:46:39

      Ju, Para quem, como você, ama viver falta tempo para fazer tanta coisa… mas é isso aí, e vamos equilibrando os “pratos” da melhor forma possível.

      Responder

  2. Mariana
    out 22, 2012 @ 20:06:35

    Paula, o seu texto sobre esse livro me fez ficar com vontade de lê-lo! Vou botar mais esse na minha lista!
    Obrigada pela dica!

    Responder

    • fagulhadeideias
      out 22, 2012 @ 20:30:21

      Sua lista de livros está ficando tão grande quanto a minha, e tão cedo não vão parar de crescer! Beijo e obrigada por ser uma fiel leitora do blog.

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: