Retirando o véu da invisibilidade

Contrariamente ao que já acontece há muito tempo nos países do primeiro mundo, a empregada doméstica ainda é um personagem importante na vida da maioria dos lares brasileiros. Quando boa profissional é o anjo da guarda e tranquilidade de muitas mulheres que também estão no mercado de trabalho. Quando não o é, torna-se motivo da famosa conversa “cri-cri” e de muitas dores de cabeça. Amadas ou odiadas, valorizadas ou desrespeitadas, não é fácil a vida de empregada doméstica.

Por muitas décadas parecia que estavam cobertas por um véu de invisibilidade, mas finalmente a importância de seu papel na sociedade brasileira começou a ser debatido.

Atualmente são as protagonistas principais da novela “Cheias de Charme” da Rede Globo, e aguardam a aprovação pela Câmara dos Deputados, do merecido direito a receber o seguro desemprego, caso sejam demitidas sem justa causa.

Vale portanto reler dois excelentes livros que se leem com interesse e falam sobre as relações entre patroas e suas empregadas. O romance ”A Distância entre nós” (2006) é passado na Índia nos tempos atuais, enquanto que a história de “A Resposta” (2010) transcorre na década de 60 nos EUA.

Vidas que se cruzam e que se entrelaçam. Enquanto que na Índia o que as separa é a divisão da sociedade em castas, nos EUA é o preconceito racial.

Apesar das diferenças culturais e temporais, não há como deixar de fazer comparações com a realidade brasileira. Infelizmente são muitas as semelhanças; mais do que gostaríamos de admitir.

A leitura desses livros funciona como puxões de orelhas, obrigando-nos a rever nosso comportamento e refletir sobre as atitudes que precisamos tomar se queremos modificar e tornar este país mais justo e igual para todos.

 

 

 

Vale a pena parabenizar Ediouro Publicações, que relançou por R$ 19,90 o livro “A Distância entre nós”, pertencente à coleção 100 Milhões de Leitores.

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Nair Spinelli Lauria
    jul 22, 2012 @ 17:19:49

    Grandes livros, Provocam reflexão no nosso cotidiano, embora relatem acantecimentos na India e nos EEUU, abordam um tema que faz parte das nossas vidas, a realação entre patroas e empregadas. Não deixem de ler,
    Nairzinha

    Responder

  2. Bia
    jul 24, 2012 @ 13:54:52

    A distancia entre nos eh realmente muito bom. Gosto muito da autora.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: